Tipos de panelas e implicações na saúde

Quais panelas devemos evitar usar?

As panelas quando levadas ao fogo, podem liberar substâncias que agem com o alimento contaminando-o. Metais pesados como chumbo, cádmio, cobre podem causar intoxicação hepática e problemas tireoidianos. O Flúor, pode levar além de problemas tireoidianos, pode levar à depressão em alguns casos.

As panelas mais contaminadas com estas substâncias são: Alumínio, cerâmica, ferro, pedra-sabão (evite-as). Já as panelas de barro absorvem muitas sujeiras, assim como as colheres de pau, pois possuem “poros” que absorvem impurezas, impedindo a limpeza completa.

As Panelas de Teflon (quando arranhadas ou descascadas) liberam chumbo, metal altamente tóxico ao organismo e flúor que pode causar problemas tireoidianos e ainda depressão.

Quais são as panelas mais recomendadas para uso diário?

Panelas mais recomendadas: Inox, Teflon (sem arranhões), vidro ou cerâmica.

As panelas novas de Inox precisam passar por um processo de liberação de níquel para serem utilizadas normalmente. Esse processo consiste em:

Encher a panela de água, deixar ferver por 15 minutos e jogar a água fora (repetir 3x), Por fim, unte com óleo e deixe aquecendo por no máximo 3 minutos e depois lave-a.

Para que as panelas de teflon durem mais, evite usar colheres de metal que possam arranhá-la. Utilize colheres apropriadas e quando observar que o alimento começa a grudar em seu fundo com facilidade, faça o seguinte processo:

Unte a panela com óleo e leve ao fogo por 3 minutos, depois enxágue (não utilize sabão). Depois de enxaguar, pode utilizar normalmente. O óleo tem como função deixar a superfície mais lisa e aumenta a durabilidade do teflon.