Prevenção e tratamento nutricional na Candidíase

A Candidíase  Vulvovaginal é um dos problemas mais frequentes em um consultório ginecológico. Estima-se que 75% das mulheres já tiveram pelo menos um episódio na vida e destas 5% apresentam candidíase de forma recorrente.

A CVV é uma inflamação na mucosa genital que desenvolve uma infecção por leveduras. A maioria dos fungos  que desencadeiam a candidíase tem como agente etiológico a Candida albicans, causando prurido, ardor, corrimento vaginal.

Pode ocorrer por uma translocação de bactérias do canal anal para o canal vaginal.

O que evitar?

Uso de corticóides (imunossupressores), antibióticos e laxantes, que favorecem o surgimento de disbiose intestinal.

Consumo de carboidratos simples (arroz branco e batata inglesa), doces e alimentos com o potencial alergênico como o leite de vaca e seus derivados, o glúten (trigo, aveia, centeio e cevada). O açúcar, mel, mascavo, são os principais nutrientes para a Candida albicans.

Ingestão de amendoim in natura pode prejudicar o tratamento pois pode estar contaminado com aflatoxina e outros fungos, que diminuem ainda mais a imunidade.

O que auxilia no tratamento?

Diversos alimentos possuem funções antifúngicas, bacteriostáticas como orégano, alho, cebola, legumes e verduras no geral, suco de Cranberry, biomassa da banana verde, batata yacon. Devem ser excluídos da alimentação os alimentos já citados acima para o sucesso do tratamento.

Óleos como de cravo, côco, de orégano, cravo-da-india, possuem alto teor de eugenol, utilizado no tratamento da CVV.

Gengibre além de ação antioxidante, dimunui inflamação.

Cranberry aumenta a imunidade no sistema urinário.

Aloe Vera é antiinflamatória e antioxidante.  Lembrando que a Aloe Vera deve ser de empresas idôneas que garantem sua pureza e segurança.

É importante a inclusão de probióticos e lactobacilos como suplemento para recolonizar a microbiota intestinal, aumentando a imunidade.

O tratamento nutricional é um importante aliado ao tratamento da candidíase, procure sempre orientação com nutricionista.