Propriedades do Açaí

Um estudo feito na Universidade do Pará (estado que mais produz açaí no mundo), mostrou que em coelhos, foi dada uma bebida  durante 12 semanas à base de açaí que foi capaz de reduzir níveis de LDL, triglicérides e glicemia das cobaias. Já os coelhos que não receberam a bebida, mostraram formações muito significativas de placas de ateroma nas artérias, principalmente na Aorta.

O açaí além de ser rico em vitaminas, minerais (dentre eles, destaca-se o ferro), possui também grande concentração de Fitoesteróis. Substâncias que mostram durante estudos, que são absorvidas antes do colesterol pelo intestino humano, fazendo com que de certa forma, o restante de colesterol proveniente da dieta, seja eliminado pela digestão.

Outras substâncias marcantes no açaí são as Antocianinas, responsáveis pela coloração característica do açaí. São potentes antioxidantes  que impedem a oxidação do LDL circulante no sangue, evitando as  formação de placas de ateroma.

Outro estudo feito prelo farmacêutico  Roberto Soares de Moura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, verificou que sua concentração de magnésio e outras substâncias, foram capazes de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos,  reduzindo consequentemente, a pressão arterial.

É certo que essa frutinha é calórica, porém são calorias provenientes de gorduras boas como as mono e poli-insaturadas, além se ser rico em nutrientes.  O fato do açaí poder engordar, é justamente os  “acompanhamentos” que estão na moda: muito xarope de guaraná, leite em pó, leite condensado e por aí vai.  Como acompanhamentos saudáveis, indico a granola, frutas in natura, e se for adoçar, colocar pouco mel ou ainda, adoçante Stevia.

Dependendo do gasto energético do indivíduo, pode ser tomada uma pequena porção diariamente. Mas na maioria das vezes, é indicado até 3 vezes por semana.