Os “Magros barrigudinhos” possuem grandes riscos de problemas cardiovasculares
Não só o excesso de peso corporal, mas o excesso de gordura abdominal é um dos fatores principais do processo inflamatório do organismo. Os causadores dessa inflamação e consequente acúmulo de gordura abdominal e visceral (gordura depositada entre os órgãos), a alimentação rica em carboidratos refinados (açúcar, doces, pães, massas brancas), sal em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas, gordura trans, glutamato monossódico, conservantes, adoçantes artificiais, agrotóxicos, corantes, produtos industrializados, entre outros.
Fatores externos como estresse (cortisol alto), poluição, “falta de tempo para alimentar-se de 3 em 3 horas” e auto-medicação, também contribuem para a inflamação do organismo.
Consequências da inflamação para a saúde: Doenças cardiovasculares, dislipidemias, início de Diabetes, alteração do controle da fome da saciedade (vontades súbitas de comer doces e outros carboidratos), distúrbios metabólicos, sono comprometido, apnéias frequentes, diminuição de libido, indisposição, cansaço frequente, pressão alta e até mesmo câncer.
Como tratar e prevenir?
Deve ser reorganizada a rotina introduzindo diariamente atividades físicas, mudança de hábitos alimentares, inclusão de alimentos antioxidantes/antiinflamatórios (ex: chá branco, hibisco, verde, açafrão, couve, cogumelos, limão, abacate, gengibre, pepino, salsa, aspargos, maçã, pimentas vermelhas, fontes de ômegas 3 e 9 como peixes, azeite de oliva, castanhas) e tenha uma hidratação corporal adequada (procure um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais e calcular a dieta individualizada).
Lembre-se: Quanto maior a quantidade de gordura abdominal, maior a produção de enzimas aromatases que transformam a testosterona em estrogênio, aumentando ainda mais o acúmulo de gorduras nessa região (homens).
E quanto mais inadequada a alimentação, mais o organismo se “vicia” nesses alimentos, mais vontade de comê-los o indivíduo terá e consequentemente, mais desordens metabólicas aparecerão.
Reflita e mude seus hábitos de vida!