Gordura Hidrogenada – TRANS

A gordura trans é uma gordura que foi desenvolvida na indústria, como alternativa à gordura animal (saturada). O Processo de hidrogenação da gordura vegetal, faz com que ela se torne sólida em temperatura ambiente, aumenta seu tempo de prateleira e principalmente, deixa os alimentos mais saborosos e crocantes ao paladar.

Estudos mais recentes mostraram que a gordura hidrogenada (Trans) é pior que a gordura saturada, pois causa maior incidência de placas de ateroma nos vasos sanguíneos. Em outras palavras, ela “plastifica” a parede de veias e artérias, levando a infartos e derrames.

Muitos produtos alimentícios, contém essa gordura em sua composição:

  • Sorvete: esse é o campeão de concentração de gordura trans;
  • Biscoitos: não só os recheados, mas praticamente todos do mercado possuem um percentual significativo desta gordura;
  • Batata frita: Não só as feitas dos fast-foods, mas principalmente as de pacote, tipo “Chips”;
  • Pães industrializados, principalmente os de massa mais adocicada;
  • Bolos e tortas prontas ou semi-prontas. A gordura hidrogenada deixa a massa mais fofa;
  • Chocolate. Principalmente a linha DIET, onde são acrescidas mais gorduras em sua composição;
  • Margarina: quanto mais densa, mais gordura trans tem em sua composição.
  • Temperos prontos, como os em tabletes ou ainda, os em pó em saches;
  • Pipoca de microondas, possui gordura trans para deixar a pipoca mais atrativa no paladar e durar mais tempo de prateleira.
  • Achocolatados líquidos. Aqueles que vem na caixinha já prontos para beber. Estes estão cheios de gorduras hidrogenadas.

Quando paramos de consumir alimentos como estes ou, reduzirmos seu consumo drasticamente, os benefícios já começam a ser notados. Geralmente aquele cansaço e indisposição reduzem. Com uma alimentação saudável, mais natural e balanceada, é notado que o colesterol LDL pode ser reduzido e a flexibilidade das artérias pode melhorar, otimizando um bom fluxo sanguíneo novamente. Não há como medir o tempo da melhora no organismo e nem sua eliminação completa, pois cada um possui uma individualidade bioquímica e responde de formas diferentes às mudanças alimentares e de hábitos de vida.

Para ficar longe da gordura trans, o ideal é evitar ingerir esses tipos de alimentos. Substitua sua margarina comum por manteiga, utilize óleos vegetais como o de milho e girassol. Evite frituras, os assados são mais saudáveis e mais leves.  Procure alimentos mais naturais, frescos. Evite alimentos em pacotes, pagamos um preço alto com a saúde quando procuramos “praticidade” freqüente na alimentação.  Sua saúde agradece.