Calorias negativas, o que são?

Vocês já sabem que a melhor maneira de emagrecer é comendo alimentos saudáveis, que ajudam a perder peso e queimar gordurinhas. Mas para isso a dieta precisa estar equilibrada em nutrientes e calorias.

Há algum tempo a gente houve falar sobre alimentos com calorias negativas. E isso realmente nos desperta a curiosidade né? Afinal, quem não gostaria de comer e emagrecer?

Alguns alimentos, principalmente certas  frutas e vegetais, entram nessa categoria, não por terem caloria zero, mas por “retirarem”  de certa forma, calorias do nosso organismo.

Mas como assim?

Para que ocorra a digestão desses alimentos, o organismo gasta mais calorias no processo de digestão do que as calorias que o próprio alimento possui. Então, incluir esses alimentos no dia a dia é uma ótima forma de auxiliar o processo de emagrecimento.

Além disso,  são ricos em fibras, garantindo a saciedade e melhorando o trânsito intestinal e ainda fornecem um bom aporte de vitaminas e minerais indispensáveis ao nosso organismo.

São eles:

Hortaliças: Aspargos, abobrinha, espinafre, berinjela, brócolis, couve, aipo, cenoura, alface, pepino, chicória.

Frutas: Pêssego, limão, morango, mamão, melancia, amora, laranja, melão, goiaba, abacaxi, jabuticaba.

Outro fator que influencia no gasto calórico durante a digestão é o modo de preparo dos alimentos. Os vegetais crus são mais difíceis de digerir do que os cozidos. Comer devagar também gasta mais calorias, e claro que o metabolismo de cada pessoa influencia muito.

Os alimentos ricos em  proteínas apesar de não serem considerados calorias negativas, eles são de lenta digestão e gastam mais calorias para serem digeridos.

Mas não esqueçam que para emagrecer é preciso uma dieta equilibrada com todos os nutrientes indispensáveis ao organismo, além da prática regular de exercícios. Só assim  emagrecemos com saúde e conquistamos o corpo dos sonhos.