A importância do gel de carboidrato nos exercícios de longa duração

Nós sabemos que para fazermos exercícios necessitamos de energia, certo? Porém em exercícios de longa duração como corrida, bicicleta por exemplo, podem durar horas.

Dependendo do tipo exercício, como na bike por exemplo, temos maior variedade de alimentos que podemos carregar nos bolsos, mochilas, camelbak, shakers, etc. O que não ocorre na corrida por exemplo, onde somente seu corpo é seu instrumento de execução do exercício e qualquer “peso” a mais gera em impactos maiores também.  Aí entram os géis de carboidratos, que são práticos mas necessitam de um bom volume de água para que sejam deglutidos. Oferecem de 20 à 30g de carboidrato por sachê.

Após 1 hora de execução do exercício, normalmente nossas fontes de estoque de energia (glicogênio muscular e hepático) se esgotam e precisamos repor essas fontes de alguma maneira senão, corremos o risco de utilizar nosso músculo como fonte de energia ou ainda queda de pressão, tonturas, desmaios ocorrem  provenientes de uma  hipoglicemia (diminuição de glicose sanguínea).  Para cada paciente existe uma forma de reposição de energia. Geralmente, após 1 hora de exercício os géis de carboidratos entram em ação e seu consumo repete a cada 30 ou 40 minutos de exercício, até o fim.  Outras fontes de carboidratos de proporcionam energia rápida para o organismo são:

Equivalentes de gel de carboidrato (27 à 30g):

Alimento Carboidrato
1 pedaço de rapadura (30 g) 27 g
5 rodelas de batatas inglesas cozidas sem casca (150 g) 27 g
1 bananinha s/ açúcar (37,5 g) 27 g
2 bisnaguinhas 26 g

São opções naturais, mais baratas, porém nem sempre mais práticas para carregar e acondicionar de forma que o alimento não estrague até seu consumo.

Oriente-se com seu nutricionista para traçar as melhores estratégias nutricionais e suplementares para o seu caso.