Primeiro, é necessário entendermos de vez a diferença do DIET para o alimento Light.

Alimento Diet é aquele que teve algum componente (açúcar, sódio, carboidrato, glúten, por exemplo) retirado completamente de sua produção.  É um grupo de alimentos que não é somente indicado à pacientes diabéticos e sim para outras restrições de ingredientes também.

Já o produto light é aquele que apresenta no mínimo 25% menos calorias do que sua versão normal, sem necessariamente cortar algum ingrediente.

 

Iogurte Natural

Ele por si só, é uma fonte natural de proteínas, probióticos, minerais como cálcio e magnésio. Sua fórmula original não possui açúcar e existem também opções com redução de gorduras.  Excelente para tomar no café-da-manhã ou lanches pois sacia e fornece bons nutrientes.

 

Chocolate amargo

O chocolate sem açúcar é um dos maiores representantes do grupo dos DIETs. Indicado para diabéticos, que precisam diminuir os níveis de glicose, o chocolate diet não é necessariamente menos calórico do que a versão normal, porque para compensar a troca de açúcar por adoçante na produção, o que muda a textura do alimento, os fabricantes costumam aumentar a dose de gordura.

Pão sem glúten

Também é considerado um alimento DIET, pois não contém glúten no produto. Porém nem sempre é indicado por diabéticos. As outras farinhas existentes no composto, podem ser de alto índice glicêmico, podendo aumentar a glicemia.

 

Gelatina

A gelatina por si só, é um alimento com baixas calorias. Porém, para a gelatina ser saudável, é necessário escolher a versão sem sabor e sem corantes.

Preparar com as folhas ou gelatina em pó normalmente e completar com suco natural. Muitas vezes não é necessário adoçar, mas dependendo do sabor, pode-se usar Xilitol ou adoçante de forno e fogão.

 

Leite de côco

Não possui sódio, açúcar e nem as proteínas do leite de vaca. Pode ser usado em muitas receitas como substituto do leite. Rico em proteínas e boas gorduras, o leite de côco também possui atividade antiinflamatória no organismo.

 

Paçoquinha Diet

Excelente opção para aquela vontade de comer doce sem ter açúcar no produto. Possui boas fontes de gorduras e proteínas. Pode ser indicado para dietas restritivas em açúcar como também para dietas de emagrecimento.

 

Geléia Diet

São geléias que não levam açúcar na receita. Geralmente são adoçadas com Stevia, Sucralose ou concentrado de suco de uva, como as geléias francesas.

Também não são produtos que devem ser livremente consumidos por diabéticos, pois possuem carboidratos e açúcar natural proveniente das frutas, como a frutose.