A importância de deixar os grãos de molho
A maioria dos grãos contém ácido fítico em sua camada mais externa para proteger o grão. Esse ácido se liga com facilidade ao cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro e, especialmente, ao zinco no trato intestinal e BLOQUEIA A SUA ABSORÇÃO.
É por isso que, uma dieta rica em grãos integrais (não fermentados), pode levar a sérias DEFICIÊNCIAS DE MINERAIS E PERDAS ÓSSEAS.
Vale lembrar que os veganos frequentemente consomem mais ferro do que os onívoros (onívoros são pessoas que se alimentam de fontes vegetais e animais). No entanto, eles também consomem mais anti-nutrientes (incluindo os fitatos) e estes reduzem a quantidade de ferro disponível para os seus corpos, o que pode resultar em anemia.
Estudos mostram que consumir 5-10 mg de ácido fítico pode reduzir a absorção de ferro em 50%.
Portanto, os veganos devem ingerir mais ferro do que os onívoros (33mg para veganos e 18mg para onívoros), para que esta absorção seja compensada.
Além disso, os fitatos também reduzem a digestibilidade do amido, proteínas e gorduras e além disso fermentam no intestino, causando muitos gases e inchaço na região abdominal.
E como fazer para reduzir/eliminar esses fitatos dos grãos?
É bem simples. Vou explicar como fazer para reduzir os fitatos dos grãos e alguns de seus benefícios:
Deixar de molho os grãos em água, acrescentar 1 limão espremido, mexer um pouco e deixar um período que pode variar de 8-12 horas “descansando”. Observe que ao final deste tempo, em cima da água criará uma espuma branca. Essa espuma é a retirada dos fitatos que foram para a superfície da água.
Essa técnica irá neutralizar inibidores enzimáticos presentes em todas as sementes e predispor a produção de numerosas enzimas benéficas à saúde.
A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis especialmente as vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, E, outras enzimas e proteínas. Esse processo se chama Germinação.
Nutri, quais os grãos posso germinar?
Feijão (todos os tipos)
Soja
Lentilha
Ervilha
Grão-de-bico
Semente de abóbora, girassol etc.