Função dos hipercalóricos na Musculação e em atletas de lutas
Para diminuir a dificuldade de ganhar peso dos atletas, o hipercalórico veio para auxiliar exatamente com esse objetivo. A dose citada na embalagem, varia entre 2.000 a 4.000 calorias Alguns, ainda possuem incremento extra de BCAA, glutamina e até Creatina em sua formulação.
Sua função é fornecer altas quantidades de carboidratos com alto e médios IG (índice glicêmico), proteínas com alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais. Seu uso é indicado em situações em que atletas buscam a hipertrofia, ou ainda, redução de desgaste físico.
No momento em que o efeito platô de ganho acontece, muitas vezes se faz necessário incluir um hipercalórico na dieta.
Porém, não são somente os indivíduos que buscam a hipertrofia, que se beneficiam com o hipercalórico. Os atletas de luta também podem tomar esse suplemento, como coadjuvante para recuperação do desgaste físico que costuma ser intenso. São atletas que treinam em torno de 3 vezes ao dia e sua perda de peso é muito grande no fim dos treinos. Um atleta de MMA por exemplo, pode perder até 2kg em um único treino de luta. Para sua recuperação mais rápida, deve se reidratar muito bem e introduzir suplementos.
Logicamente a porção ingerida pelo indivíduo deve levar em consideração o peso, a altura, idade, composição corporal, o tipo de atividade física, sua alimentação, etc. De modo a não consumir o produto em excesso (que poderá ganhar grandes quantidades de gordura corporal).
Para introdução de suplementos na dieta, procure um Nutricionista Esportivo para melhor orientar e avaliar. Se necessário, calcular exatamente o que precisa em sua alimentação.