Creatina

O que é?
A creatina é um derivado de aminoácidos usado por atletas e praticantes de atividades físicas, em especial aqueles que praticam exercícios de alta intensidade, pois oferece benefícios para a melhoria no desempenho físico e recuperação muscular.
A creatina é produzida no fígado, no pâncreas e nos rins a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina).

PARA QUE SERVE CREATINA?
A creatina proporciona grandes efeitos sobre a hipertrofia muscular (ganho de massa magra), já que o nutriente estimula a proliferação de células satélites e promove a retenção de água intracelular, o que aumenta o volume das células e, consequentemente, o músculo se torna maior. Além disso, a creatina atenua consequências do envelhecimento.

Quais as fontes de creatina e como ela é sintetizada?
A Creatina é encontrada somente em produtos animais, particularmente no músculo, tendo como fontes, por exemplo, a carne de boi, de porco e peixe. Um quilo de carne de boi contém em torno de 4 a 5 g de creatina.
A creatina é produzida no corpo humano a partir de vários aminoácidos provenientes dos alimentos protéicos da dieta.

BENEFÍCIOS DA CREATINA
Previne a redução de massa muscular em idosos;
Fornece energia;
Acelera e fortalece a recuperação muscular;
Colabora para o aumento de massa magra;
O suplemento é uma alternativa para vegetarianos e veganos, pois dificilmente conseguem atingir via alimentar, a quantidade necessária para a saúde. Que é de no mínimo 2g ao dia, para um adulto.
Melhora a função cognitiva e por consequência previne doenças neuro-degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
Indicada para Diabéticos pois melhora a sensibilidade à insulina.

COMO TOMAR CREATINA?
A sugestão de consumo, de acordo com a Anvisa, é de 3g de suplemento diário – lembrando que o corpo e a dieta variada são responsáveis por outros 2g.

CREATINA NO PRÉ-TREINO
Quando consumida no pré-treino, a creatina atua principalmente no crescimento muscular, fornecendo nutrientes que estimulam a hipertrofia e um ganho de força considerável. O foco da creatina no pré-treino são as atividades de alta intensidade em um curto período de tempo.

CREATINA NO PÓS-TREINO
Quando consumida no pós-treino, a creatina exerce importante papel na recuperação dos músculos e redução da fadiga.