Chá de Oliveira

Chá de Oliveira

O chá de folha de oliveira, apresenta vários benefícios à saúde por possuir atividade anti-inflamatória e muitas substâncias anti-oxidantes como a oleína, hidroxindasol, ácido palmítico, oleuropeína, ácido benzoico, estearina, dentre outros.  

Os benefícios mais vistos em estudos foram:

  • Melhora a digestão: 

Por ser anti-inflamatório, com presença de fitoquímicos e fitoesteróis, reduz as desordens gastrointestinais como gastrite, úlceras. É capaz de estimular a produção de bile, podendo ser um coadjuvante no tratamento de doenças hepáticas e da vesícula. 

  • Ajuda no emagrecimento:

Possui atividade hipoglicemiante, ou seja, ajuda na redução de glicose sanguínea, proporcionando assim, menos produção de insulina pelo corpo, podendo levar à uma otimização de queima de gordura abdominal. Além disso, pode ajudar no tratamento de diabéticos e de pessoas com resistência insulinêmica. 

  • Ajuda a tratar laringites e inflamações do trato respiratório:

Por possuir atividade anti-inflamatória, o chá quente das folhas de oliveira, reduz a acalmar a tosse seca e mucolítica.

  • É diurético: 

Pela presença de um de seus fitoquímicos, a oleuropeína possui ação siurética, estimulando o sistema linfático, reduzindo edemas corporais.  

  • Previne envelhecimento precoce:

Por serem ricas em anti-oxidantes, as folhas da oliveira possuem um anti-oxidante eficaz, dez vezes mais concentrado que no chá verde, chamado hidroxindasol. 

É verdade que chá de oliveira tira o sono? 

Dificilmente o chá de folhas da oliveira pode causar insônia. Inclusive, possui ação vasodilatadora e hipotensora (reduzindo a pressão arterial). 

O chá de oliveira pode alterar o sono se tomado em jejum à noite, podendo causar ocasionalmente, hipoglicemia, com sintomas de fome, desta forma podendo influenciar no sono. Mas não existem relatos em estudos científicos, sobre tal efeito colateral. 

Forma de preparo do chá de Oliveira:

Ferva 1 litro de água em uma panela e tire do fogo.
Adicione um punhado de folhas de oliveira e abafe.
Deixe por 1 minuto.
Em seguida, deixe a mistura esfriar e coe.
Não use adoçantes.
Para variar o sabor, acrescente folhas de hortelã ou cascas de abacaxi.